quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Tudo nasceu de um sim!


Criei este blog dedicado a Clarice Lispector em Junho de 2007 quando ainda se não havia tornado moda. Depois as redes sociais começaram a ser inundadas de frases piegas tiradas de livros seus, a gerar a ilusão de terem sido lidas, a passar a ideia de que quem citava estava irmanado nas suas dores e na complexa. inteligência. A banalização esgotou-a.

Tinha descoberto também sua irmã, Elisa, e pouco a pouco fui reunindo os livros que publicou e, lidos, percebi que havia neles uma intensidade emocional e a uma valia literária que estava obscurecida pela projecção que Clarice grangeara. E o espaço ficou dedicado a ambas.

Tanto do que foi possível devo-o a Ernane Catroli, médico no Brasil, com quem cimentei uma fraternidade literária que a distância não apaga e que o facto de não nos conhecermos pessoalmente não excepciona.

Clarice faria hoje cem anos. No fluir da vida, isso não conta. A vida renasce quando se pensa na vida. Gostaria de poder ir ao encontro da sua obra, lê-la percorrendo a sua difícil escrita. Olhando para este espaço que lhe dediquei vejo quão irregular é amor que lhe dedico. 

O Instituto Moreira Salles criou hoje um site em sua homenagem. Está aqui. É esta a frase emblemática desse espaço: «Tudo nasceu de um "sim". Uma molécula disse "sim" a outra molécula e nasceu a vida»